quarta-feira, 12 de junho de 2013

Historia do Obina no Flamengo







Em 2005, volta ao Brasil para jogar em outro rubro-negro, o Flamengo, numa época em que a equipe carioca estava carente de um jogador que fizesse gols. Logo o jovem atacante torna-se a maior esperança do elenco.

Em uma pré-estreia precipitada, ele, fora de forma, encontrou problemas para jogar. Mesmo marcando alguns gols, foi durante algum tempo perseguido pela torcida. Apenas no final do Campeonato Brasileiro de 2005, o jogador faz as pazes com ela, que com o passar do tempo reconheceu a humildade e força de vontade do atacante, que treinava com muito empenho. Ao fazer o gol da vitória sobre o Paraná, acabou com as chances de rebaixamento do Flamengo naquele Brasileirão e ainda quebrou um pequeno tabu nos confrontos do rubro-negro com o time paranaense.

Em 2006, Obina começa bem o ano. Mesmo no banco de reservas durante o início da temporada, o jogador volta a jogar muito bem nas partidas e a fazer gols importantes. Foi uma peça fundamental na conquista da Copa do Brasil 2006 pelo clube da Gávea.

Durante o Campeonato Brasileiro de 2006, Obina marca muitos gols e vira ídolo de vez no Flamengo. Mesmo com as várias homenagens da torcida do Flamengo, e com o reconhecimento da mídia, o jogador mantêm sua postura humilde e dedicada.

A partir daí, a torcida passa a entoar um canto característico em sua homenagem: "Obina é melhor que Eto'o", em referência ao atacante camaronês Samuel Eto'o.

No início de 2007, o Bayern de Munique, da Alemanha, sonda o jogador. Entretanto, nenhuma proposta foi feita. O objetivo do atacante passa a ser a disputa da Copa Libertadores da América. Mas a equipe rubro-negra foi eliminada pelo time uruguaio do Defensor Sporting, após a derrota por 3 a 0 no Estádio Centenário e vitória por 2 a 0 no Maracanã.

Numa partida de semifinal da Taça Guanabara de 2007, contra o Vasco da Gama, Obina entra em campo, fica dois segundos com a bola, faz o gol que garante a passagem do Flamengo às finais e rompe os ligamentos do joelho no lance do gol, lhe rendendo um período de inatividade que poderia chegar a seis meses. Mas o jogador se recuperou antes do esperado, e já estava em atividade.

Após marcar o segundo gol rubro-negro na partida contra o Figueirense em 2007, vencida pelo Flamengo por 4x1 Obina chegou a marca de 20 gols em Campeonatos Brasileiros, sendo o 10° maior artilheiro do clube na história da competição. Logo depois, Obina marcou outro gol subindo mais uma posição na artilharia.

No dia 18 de Setembro, foi julgado por agressão e punido com 120 dias, no entanto, após 6 rodadas, o Flamengo entrou com um recurso e, às 18:00 horas do dia 18 de novembro de 2007, a pena foi reduzida para 5 jogos, então, já que já tinha cumprido 6 jogos, no mesmo dia o atacante foi escalado para o jogo contra o rival Vasco. Acabou entrando no segundo tempo e, em sua primeira jogada, lançou uma bola na trave, levando o Maracanã ao delírio, e o Flamengo venceu por 2 a 1.

Em 12 de março de 2008, o Flamengo anuncia a renovação, por dois anos, do contrato de Obina; nos dois jogos finais do Campeonato Carioca de 2008, Obina fez três gols e deu o título ao rubro-negro da Gávea.

Em 2009, incrivelmente chegou à pré-temporada em forma, ao contrário dos anos anteriores. O baiano vinha se destacando em treinos, com gols e belos passes. Porém, logo em sua estreia, no Campeonato Carioca, Obina perdeu muitos gols, incluindo dois pênaltis. Passou a ser vaiado e não mais conseguiu se firmar como titular, perdendo posição primeiramente para Josiel, e depois para Emerson.

Chegou a se apresentar na Gávea no dia 5 de janeiro para realização da pré temporada para 2010.

Seu último jogo pelo Flamengo foi no dia 20 de fevereiro de 2010, válido pelo Campeonato Carioca, numa vitória do Flamengo por 3 a 1 em cima do Volta Redonda. Logo depois foi negociado com o Atlético Mineiro


Comente:



Um comentário:

Arquivo do blog

Entre em Contato

Nome

E-mail *

Mensagem *