Não foi a toa que ele ganhou esse apelido de Imperador. Também não foi a toa que ele caiu nas graças da torcida rubro negra. Embora não seja unânimidade na galeria de ídolos do Flamengo, é inegável a importância e a identificação dele com o clube. E teve três passagens pelo clube.
Adriano Leite Ribeiro nasceu e viveu durante sua infância na Vila Cruzeiro, uma das favelas mais perigosas do Rio de Janeiro. Começou sua carreira nas divisões de base do Flamengo, tendo sido promovido ao time profissional em 2000. Em 2001, foi vendido para a Internazionale, da Itália. Logo na sua estreia, marcou um gol contra o Real Madrid, no Santiago Bernabéu.
O jogador que , desde cedo, já impressionava a todos por causa de seu enorme vigor físico e era reconhecido por seus fortes chutes com a perna esquerda, teve a sua segunda passagem pelo Mengão depois de em abril de 2009, Adriano simplesmente abandonou os treinamentos da Internazionale e retornou sem autorização ao Brasil. Foram dias de sumiço e passadas três semanas de indefinição em sua carreira e a continuidade ou não de seu contrato com a Internazionale, o clube informou no dia 24 de abril de 2009, em seu site oficial, a rescisão amigável do contrato do centroavante brasileiro, sem revelar valores ou condições deste acordo Em 6 de maio de 2009, Adriano retornou ao Flamengo, onde fez sua reestreia frente ao Atlético Paranaense, em 31 de maio, marcando o segundo gol da vitória por 2 a 1.
No Campeonato Brasileiro de 2009, Adriano foi, junto a Petković e técnico Andrade, o grande destaque do Flamengo na competição. Ao fim do torneio, o Fla conquistou o título brasileiro, e o Imperador foi o artilheiro do Brasileirão junto com Diego Tardelli, do Atlético-MG, ambos com 19 gols.
Em 2010, atuou com Vagner Love formando uma dupla que ficou conhecida como O Império do Amor.
Depois de sair em 2010 para o Roma e depois para o Corinthias, já desgastado por causa dos seus atos indisciplinares, Adriano volta ao Flamengo, mesmo com um problema no seu tendão de aquiles esquerdo foi necessário fazer uma nova cirurgia em que teria que ficar três meses fora dos gramados. Passado os três meses, o Flamengo novamente lhe procurou e agora curado e sem limitações, Adriano fechou contrato com o clube do coração. A exemplo do que aconteceu na última vez que defendeu o Flamengo, entre 2009 e 2010, Adriano vai vestir a mítica camisa 10 que já foi de Zico e que estava sem dono desde a saída de Ronaldinho. Adriano também disse que no máximo em um mês já estaria pronto para sua reestreia com a camisa do rubro-negro e também deixou claro para a torcida que "contem com ele".
Infelizmente, na tarde de 6 de novembro de 2012, o diretor de futebol Zinho confirmou que o Flamengo rescindiria o contrato com o jogador, que, em mais uma vez em sua polemica carreira, teria faltado aos últimos treinos do clube para ir a uma casa de shows, dando fim à sua terceira passagem no clube, sem marcar ou mesmo fazer um jogo pelo clube.
Titulos pelo Flamengo
Campeonato Carioca de Futebol: 2000, 2001
Taça Guanabara: 2001
Taça Rio: 2000
Copa dos Campeões: 2001
Campeonato Brasileiro: 2009
O imperador sempre ficará no coração do rubro-negro!
ResponderExcluirAbs,
Dani
http://www.primeiropenta.net